Muitas pessoas entendem que o primeiro desafio na oferta de produtos ou serviços é a comunicação ou divulgação para alcançar o público alvo, principalmente em um ambiente com excesso de estímulos.  Entretanto, há um desafio anterior: a comunicação de qualidade com o seu colaborador, ou seja, a comunicação interna de resultados.

Líderes, gerentes, executivos, empresários e empreendedores, sobrecarregados pelos compromissos do dia a dia, muitas vezes se esquecem que o primeiro público que deve ser trabalhado é a equipe. Dessa forma, é um desperdício de tempo e dinheiro tentar atrair o mercado consumidor se a equipe não está plenamente alinhada em relação aos produtos e serviços oferecidos.

  • É fundamental os colaboradores conhecerem, em detalhes, os produtos e serviços de sua empresa; quais benefícios este produto entrega para o mercado; as características e, principalmente, os diferenciais em relação a tantas outras ofertas disponíveis. Sim, porque todos somos banhados pelo mesmo oceano de ofertas e promessas, nem sempre reais, mas muitas vezes tentadoras, em prateleiras físicas e virtuais.
  • O ambiente muda o tempo todo. Ainda que os funcionários já estejam na empresa há anos; ainda que você considere que todos conhecem os produtos com os quais trabalham, é necessário ter em mente que todos os dias há novas tendências em seu segmento. As pessoas mudam, os usos de produtos e serviços mudam, e sua equipe precisa estar atualizada com estas mudanças.
  • Pela disponibilidade de informação de todo tipo, ainda que sempre sejam necessários filtros e fontes confiáveis, os consumidores têm, a cada dia, menos paciência com um atendimento que gere dúvidas e não traga respostas rápidas.
  • As ferramentas de comunicação interna são estratégicas, mas nem por isso possuem uma aplicação complexa. Com um bom planejamento, é possível inserir estas ferramentas de forma prática e acessível no dia a dia das equipes. E o que é melhor, isso vale para empresas de todos os portes e torna-se o diferencial que faltava para alcance dos objetivos de negócios.

Regiane Alves

Comunicação Social, Jornalismo (Unesp/Bauru); pós-graduação em Gestão de Marcas e Responsabilidade Social (FGV); experiência em Comunicação Corporativa; gestão de Comunicação – Neomarc Comunicação.